Uma brusca mudança climática afeta Campinas (SP), com a chegada de uma frente fria que reduziu drasticamente as temperaturas na metrópole. Na manhã desta sexta-feira (19), a cidade testemunhou seu registro mais baixo de temperatura em 2024, marcando 16ºC ao amanhecer, conforme observado pelo Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp.
Este evento marca o primeiro episódio de frio do ano após uma série de ondas de calor durante o verão. Os ventos frios amplificaram a sensação térmica baixa, embora ao longo do dia se espere uma ligeira elevação, com a máxima prevista de 26ºC.
A origem deste resfriamento repentino está na primeira frente fria do outono em 2024, que não apenas afetou Campinas, mas diversas regiões do Brasil. A previsão indica que as temperaturas continuarão baixas até domingo (21).
O Cepagri observou que uma das características distintivas desta frente fria é a amplitude térmica, onde as pessoas que passam longos períodos fora de casa sentirão a diferença entre as temperaturas frias da manhã e o calor da tarde.
Quanto aos próximos dias, espera-se que este sábado (20) registre um novo recorde de temperatura mais baixa do ano, com mínimas em torno de 15ºC e máximas próximas a 28ºC. Este cenário deverá persistir no domingo.
No entanto, a partir de segunda-feira (22), as temperaturas começarão a subir novamente, retornando aos cerca de 30ºC. De acordo com o Cepagri, embora essa frente fria não se caracterize como uma onda de frio, representa uma queda significativa causada por uma massa de ar polar.
“Para ser considerada uma onda de frio, a temperatura precisaria diminuir ainda mais. Existe essa distinção entre uma onda de frio e um frio comum (…). A partir do início da semana, as temperaturas começarão a subir gradualmente”, explicou Bruno Bainy, meteorologista do Cepagri.
Leave a comment