Evento destaca a importância da preservação do audiovisual de Campinas e tem programação aberta e gratuita
A Semana Amilar Alves chega à sua 8ª edição consecutiva, consolidada no calendário cultural municipal, e desta vez traz o tema “Preservar um Futuro“, que propõe o debate sobre a relevância e o funcionamento dos diversos tipos de acervos audiovisuais.
Realizado pela Sociedade Civil, organizada através da CTAv (Câmara Temática do Audiovisual de Campinas), o evento, que é previsto pela Lei municipal nº 15.756/2019, conta com atividades como oficinas, exibições e debates, focados em preservar e difundir a história do audiovisual de Campinas, abrindo diálogos com o público em geral.
O tema desta edição, “Preservar um Futuro”, está alinhado também com as celebrações dos 50 anos do MIS-Campinas, espaço público que carrega uma série de contradições e desafios em seu papel de preservação e integração social e que, desde 26 de abril, abriga a exposição inédita “Campinas: 100 Anos de Cinema”, realizada pela Câmara Temática do Audiovisual de Campinas (CTAv).
Programação da 8ª Semana Amilar Alves
A programação da Semana Amilar Alves 2025 é gratuita e acontece de 29 de maio a 1° de junho, com debates, exibições de filmes e homenagens.
A abertura é no MIS-Campinas, no dia 29 de maio, às 19h, com a exibição do filme ‘Caipiras nas Telas’, dirigido por Gustavo Padovani e Augusto Spoto, seguida do debate “O papel do MIS na produção de memórias”. O encontro discutirá a importância dos acervos – especialmente os regionais – e contará com a mediação de Rebeca Ribeiro, especializada em preservação e restauração audiovisual pela Sociedade do Patrimônio argentino e responsável pelas ações de preservação do Acervo do Núcleo de Animação de Campinas, e participação de Ricardo Pereira, jornalista e professor, referência em cineclubismo e Danilo Ciacco, doutorando pela Universidade Estadual de Campinas em Estudos do Lazer e técnico responsável pelo acervo fotográfico do Museu da Imagem e do Som de Campinas desde 2014.
Na sexta-feira, 30 de maio, às 20h30, as atividades continuam com uma solenidade na Câmara Municipal de Campinas, com entrega da Medalha Carlos Gomes aos servidores que, ao longo dos últimos 50 anos, estiveram lotados no MIS Campinas. A homenagem reconhece a contribuição desses profissionais, que, junto às ações de diversos membros da sociedade civil, ajudaram a consolidar o caráter e a identidade do museu. A cerimônia contará com a presença do presidente da Câmara, representantes da Secretaria Municipal de Cultura, vereadores, servidores e membros da sociedade civil. A medalha será entregue simbolicamente ao servidor Orestes Toledo, que representará todos os demais, e depois será confiada ao MIS.
No sábado, 31 de maio, a partir das 15h, a programação volta ao MIS Campinas, para exibição de filmes e a segunda mesa da programação, “Acervo para que e para quem?“. O tema será o papel dos arquivos e acervos de diferentes naturezas, com ênfase especial em pequenos acervos, coleções privadas e arquivos familiares, destacando suas contribuições para a preservação da memória e a construção de narrativas históricas. A dinâmica terá mediação de Rodrigo Díaz Díaz, que acumula mais de 20 anos como realizador de filmes, nas mais diversas funções técnicas. Atualmente é diretor de distribuição comunitária na Taturana Cinema e Impacto Social, entidade sem fins lucrativos dedicada à democratização do acesso ao cinema brasileiro. Uma das convidadas é Nayara Lopes, comunicóloga criadora e apresentadora do Peluqueras Podcast, canal criado para dar visibilidade a mulheres que produzem conteúdos culturais em 2020. Há 10 anos atua como curadora de filmes no MIS – Museu da Imagem e do Som de Campinas, à frente do Cineclube Mulheres na Direção.
Já no domingo, 1º de junho, das 13h às 18h30, a Sala Glauber Rocha, no MIS, recebe uma Maratona Histórica de Filmes de Campinas, com 25 produções, 04 horas de duração e obras de oito décadas, compreendendo desde os anos de 1950 até 2023. A sessão terá intervalos para o público esticar as pernas, bate-papo e também ter acesso a um trailer com venda de alimentos e bebidas. Toda arrecadação será para os próprios comerciantes, incentivando e fortalecendo a economia local.
Em junho, a Semana Amilar Alves ganha uma atividade extra, com a oficina “Memória audiovisual: a preservação através do documentário multiplataforma”, no dia 21 de junho (sábado), das 8h às 16h. Ministrada pelo pesquisador, professor e produtor Gustavo Padovani, a atividade é destinada a historiadores, artistas e pesquisadores interessados em transformar ciência e arquivos em narrativas criativas e acessíveis. A oficina apresentará caminhos para a criação de documentários e outros conteúdos multiplataforma, explorando o potencial narrativo de materiais de arquivo e de pesquisas científicas. Mais do que ensinar técnicas, a proposta é oferecer ferramentas para que os participantes comuniquem suas ideias de forma envolvente, clara e expressiva, alcançando diferentes públicos. Durante o encontro, serão abordadas as principais etapas da produção audiovisual, da pesquisa e roteirização até a distribuição e exibição, com foco na relação entre memória, linguagem e ciência. As inscrições estarão abertas a partir do dia 29 de maio.
Mais sobre a exposição: “Campinas: 100 Anos de Cinema”
Todo público que passar pelo MIS vai ter a chance de conferir de perto a recém-inaugurada exposição Campinas: 100 Anos de Cinema, que proporciona uma verdadeira viagem pela história cinematográfica da cidade. Composta por 13 painéis informativos, quatro instalações interativas e a charmosa Cine Fênix — considerada a menor sala de cinema de Campinas —, a mostra oferece uma experiência imersiva e acessível para todas as idades. Ela é uma realização da CTAv (Câmara Temática do Audiovisual de Campinas), com recursos viabilizados por emenda impositiva do vereador Paulo Búfalo, destinada ainda em 2023, ano do centenário, e apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
A exposição passa a ocupar de maneira permanente a Sala Imagens de um Sonho, e traz, entre diversos atrativos, uma Linha do Tempo, um Jogo das Memórias e um painel interativo com todos os cinemas que já ocuparam o centro de Campinas, resgatando memórias afetivas e urbanas dos moradores. A entrada é gratuita e a visitação pode ser feita nos horários de funcionamento do MIS, de terça a sexta das 9h às 18h30 e aos sábados, das 10h às 16h.
Serviço
Semana Amilar Alves 2025
Quando: de 29/05 a 01/06/2025
Mais informações: https://www.instagram.com/ctavcampinas/
Programação:
Dia 01: 29/05 – Quinta – 19h
Local: Sala Multiuso do MIS Campinas
Abertura da Semana Amilar Alves de 2025
Exibição do Filme – Caipiras na Tela – Dirigido por Gustavo Padovani e Augusto Spoto
Debate – “O PAPEL DO MIS NA PRODUÇÃO DE MEMÓRIAS”
Endereço: MIS Campinas – Rua Regente Feijó, 859 – Centro, Campinas
Dia 02 – 30/05 – Sexta – 20h30 – PLENÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL
Entrega da Medalha Carlos Gomes em homenagem aos servidores municipais do MIS Campinas
Endereço: Av. da Saudade, nº 1004 – Ponte Preta
Dia 03 – 31/05 – Sábado – 15h – SALA MULTIUSO do MIS Campinas
Dinâmica – “ACERVO PARA QUE E PRA QUEM?”
Exibições de Filmes
Endereço: MIS Campinas – Rua Regente Feijó, 859 – Centro, Campinas
Dia 04 – 01/06 – Domingo – 13h30 – SALA GLAUBER ROCHA do MIS Campinas
Maratona Histórica de Filmes de Campinas – das 13h30 às 18h30, com intervalos
Endereço: MIS Campinas – Rua Regente Feijó, 859 – Centro, Campinas
Atividade extra: 21/06 – Sábado – 14h45 – MIS-Campinas
Oficina “Memória Audiovisual: a preservação através do documentário multiplataforma” ministrada por Gustavo Padovani
Endereço: MIS Campinas – Rua Regente Feijó, 859 – Centro, Campinas
Inscrições: em breve mais informações
A2N Comunicação 19992192606 [email protected] https://www.a2n.com.br/
Leave a comment